Comex
TRABALHO INTERDICIPLINAR DIRIGIDO IV
HIDROBÁS ÁGUAS MINERAIS DO BRASIL “INGÁ”
Belo Horizonte,
Novembro/ 2013 Sumário
Introdução
Nos dias de hoje, a participação no comércio internacional motiva, não somente o crescimento da economia, como também a oportunidade de desenvolvimento das organizações. E, Torres (2006) afirma que é necessário conhecer os riscos presentes nesse comércio e se preparar para lidar com os mesmos.
Segundo dados da OMC (Organização Mundial do Comércio) e da FAO (Organização Mundial para a Agricultura e Alimentação), a demanda internacional de água está em forte crescimento. A Ingá (Hidrobás Águas Minerais do Brasil Ltda) é uma empresa fundada em 1972, que objetiva pesquisa, prospecção, envase e comercialização de águas minerais que cada dia cresce mais e busca explorar seu mercado. Com a ajuda da Legislação Aduaneira,
Esse projeto irá abordar os benefícios do regime especial Drawback – em especial a modalidade Integrado Suspensão, para que a Ingá possa se beneficiar através desse regime em uma futura exportação. Também, será apresentada uma simulação do custo da mercadoria com a aplicação do regime. Além disso, será demonstrada a utilização desse regime especial pelas empresas do Brasil através de gráficos, comparando os índices ao decorrer dos anos de 2005 até 2011.
A metodologia usada foi pesquisa bibliográfica, enriquecida com a leitura da portaria nº 23 de 14 de julho de 2011 da Secex (Secretária de Comércio Exterior) que dispõe sobre operações de comércio exterior e algumas informações extraídas da internet para a realização de um trabalho completo e informativo.
Objetivo geral
1. Apresentar dentro da Legislação Aduaneira o uso do regime especial Drawback na modalidade “Integrado Suspensão” na empresa Ingá, através de uma cartilha informativa.
Objetivos específicos
1.