Estudo colossenses exegese
Parte I – Introdução e Exegese (Col 2:16-17)
A questão do Cristão participar ou não em certas festas, comemorações e celebrações como Páscoa, Natal, Ano Novo, Pentecostes, Festas Juninas e outras, tem causado polêmica ou controvérsia entre discípulos de Jesus. Alguns se preocupam que, se forem adotadas pela igreja ou se Cristãos nelas participarem, poderiam levar a sérios danos para a vida da igreja e dos seguidores de Jesus. Buscaremos saber até que ponto a igreja pode se envolver dentro dos padrões culturais sem se comprometer espiritualmente. Neste estudo também veremos algumas diretrizes bíblicas em relação a como tratar assuntos que tem o potencial de dividir Cristãos, mas, que, por sua natureza não envolvem questões centrais da fé Cristã.
Na nossa abordagem pretendemos analisar esta questão em duas partes. Primeiramente, analisaremos como foram tratadas as questões de festas, celebrações, comemorações, e etc. no NT. Nesta parte tentaremos responder a dúvidas como:
1. Os primeiros Cristãos comemoraram ou guardaram algumas datas ou festas específicas?
2. A Bíblia condena claramente datas especiais ou comemorações dentro da igreja local, ou na vida pessoal do Cristão?
3. A Bíblia nos dá uma luz ou alguns princípios em relação à comemoração de datas ou celebrações no calendário da igreja?
4. Como foi tratada a questão de diferença de opinião ou de questões de consciência quanto a festas, comemorações, etc.?
Na segunda parte vamos tentar aplicar os fundamentos bíblicos à nossa realidade atual. Tentaremos lançar alguns princípios sobre como podem ser resolvidos diferenças entre os irmãos em relação à questão de celebrações, comemorações e datas especiais dentro da igreja e no nível particular entre os irmãos. Procuraremos responder às seguintes dúvidas:
1. Existe alguma proibição bíblica que impede alguma congregação ou o Cristão em particular de comemorar ou guardar datas como Páscoa,