Resumo sobre a Bíblia
Além desse conceito, a bíblia possui, também, um sentido teológico que pode ser explicado por ela ser a Palavra de Deus em linguagem humana. Ou seja, pode ser entendida como o livro das experiências humanas escritas à luz da inspiração divina. O que faz com todos que queiram buscar orientações para o crescimento humano/espiritual encontrem nela uma leitura obrigatória.
Em sua constituição, a bíblia é dividida em grande e pequena escala. Em maiores proporções, possui duas partes: o Antigo Testamento (anterior à Igreja) e o Novo Testamento (posterior à Igreja).
O Antigo é definido por um conjunto de livros que apresentam a “aliança selada” entre Deus e o Povo de Israel, por meio de Moisés e, por extensão, também pelas alianças de Deus com Abraão e com Noé. O seu conteúdo trata a respeito do mundo, do homem, da fidelidade e infidelidade do povo de Israel e da promessa do Salvador. Possui 46 livros. São eles: 5 livros do Pentateuco, 16 livros Históricos, 7 livros de Sapienciais e 18 livros Proféticos.
Já o Novo é um conjunto de livros (Escrituras Sagradas) que refletem a fé em Jesus Cristo. Nela Jesus Cristo é apresentado para o leitor com seus ensinamentos, milagres, evangelho, na pregação dos Apóstolos e na vida dos primeiros cristãos. Estes escritos são “constitutivos de uma comunidade que nasceu no judaísmo, mas, ultrapassando a delimitação étnica e cultural, se compreendeu como renovação da Aliança e como o Caminho de realização da vocação universal do povo de Deus: o cristianismo”. Possui 27 livros. São eles: 4 Evangelhos e 1 Atos dos Apostólicos, 14 Epístolas de