estudo caso análise swot
Nesta parte será apresentado como exemplo de aplicação da matriz um estudo de caso que foi realizado num laboratório farmacêutico no ano de 2002.
Este estudo foi feito com o objetivo de analisar o laboratório Neo Química, do Grupo Limírio Gonçalves. Essa empresa, que atualmete é considerada como uma das melhores indústria farmacêutica do país. A análise foi realizada sob o ponto de vista da teoria SWOT, por meio da qual foram idêntificadas suas oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, além de apresentar possíveis soluções dos problemas encontrados.
Histórico e Perfil
Fundado em 1959, o Neo Química foi um dos primeiros laboratórios a obter registro para produzir e comercializar medicamentos genéricos no Brasil. No seu início, em 1959, os únicos medicamentos produzidos pelo Laboratório Neo Química eram similares. Mais tarde, em 1979, foi adquirida pelo empresário Ildefonso Limírio Gonçalves. Neste período, o laboratório foi transferido para Belo Horizonte e depois para São Paulo. Em 1996 conquitou o ISO 9002. E os negócios aumentaram, dando início a um projeto de construção de um parque industrial com 60 mil m².
Já em 1999, a Lei dos medicamentos genéricos, permitiu a empresa ganhar mais uma parcela no mercado de medicamentos. Foi o 3° laboratório a conseguir o registro da Anvisa para a produção destes tipos de medicamentos, iniciando com o sulfato de salbutamol, em 2000 Mercado de atuação
O Laboratório Neo Química no ano em que foi realizado este estudo atuava no mercado farmacêutico e comercializava quatro tipos de medicamentos: hospitalar, genéricos, otcs e farma, sendo carros-chefe da indústria os antiinflamatórios e anti-hipertensivos. Seus principais clientes são: o governo, os hospitais, os distribuidores e as farmácias. Cerca de 70% do material utilizado vem do mercado externo e a matéria prima, da Índia e da China. As máquinas eram importadas da Alemanha, necessitando de freqüentes treinamentos de seus