Análise swot – estudo de caso de uma imobiliária
Dilonei Grando (FACINTER) dilonei.grando@gmail.com
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar o ambiente externo e interno de uma Imobiliária, na cidade de Lajeado (RS), empresa pequena e diretamente gerenciado pela sócia. Essa análise consiste em uma das etapas para elaboração do planejamento estratégico de uma determinada organização. As oportunidades e ameaças (variáveis resultantes da análise do ambiente externo) e os pontos fortes e fracos (variáveis resultantes da análise do ambiente interno) foram identificadas através da matriz SWOT (ferramenta desenvolvida por professores da Universidade de Harvard). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, na qual as informações foram coletadas através de análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevista com a sócia da empresa. Após a tabulação dos dados obtidos, foram cruzadas entre si através da matriz de análise estratégica. A análise demonstrou que a imobiliária possui algumas barreiras, mas também tem potencial de crescimento.
Palavras chave: Matriz SOWT, Planejamento Estratégico, Estratégias e Competitividade.
1 Introdução
O GERENCIAMENTO DE ESTRATÉGIAS TEM RECEBIDO GRANDE IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL. AS EMPRESAS PROCURAM IMPLEMENTÁ-LO EM BUSCA DE UMA VISÃO ABRANGENTE E INTEGRADA, POSSIBILITANDO ASSIM VER A EMPRESA COMO UM TODO E DETALHADAMENTE.
Através do gerenciamento de estratégias a empresa consegue: foco nos resultados, assertividade e velocidade das decisões, eficácia na comunicação, alinhamento organizacional, otimização da alocação de recursos e tradução das estratégias em termos operacionais.
O planejamento estratégico é composto por várias etapas que variam de acordo com a metodologia desenvolvida e a finalidade para a qual se destina. Ainda assim, o que se percebe é que a análise ambiental está presente em todas as metodologias analisadas.
A análise ambiental é composta pela