Comercio internacional
Determinantes do Comercio
Vamos considerar que o mercado de aço é um daqueles que os formuladores de políticas frequentemente pensam em implementar restrições ao comercio para proteger os produtores domésticos dos concorrentes estrangeiros.
O Equilíbrio sem Comercio
Quando começa a nossa historia, o mercado de aço da Islândia esta isolado do resto do mundo. Como não há comercio internacional, o mercado de aço do pais consiste apenas em compradores e vendedores internos. O preço se ajusta para equilibrar a quantidade ofertada pelos vendedores e quantidade demandada pelos compradores.
Suponhamos agora que nas eleições a Islândia eleja uma nova presidente. A campanha da presidente baseou-se em uma plataforma de mudanças e ela prometeu aos eleitores ideias novas e corajosas. Para um primeiro passo ela pediu aos economistas para avaliar a política comercial interna.
Após rever a oferta e demanda a equipe começa sua analise.
Preço Mundial e Vantagem Comparativa
A primeira questão que nossos economistas abordam é se o pais tem a possibilidade de se tornar importador ou exportador de aço.
Para responder isso os economistas comparam o preço atual com o preço em outros países. Se o preço mundial fosse mais alto do que o preço interno, então o pais se tornaria exportador. Por outro lado, se o preço mundial fosse menor do que o preço interno, então o pais se tornaria importador.
Os Ganhadores e Perdedores no Comercio Internacional
Para analisarem os efeitos do livre comercio sobre o bem estar, os economistas começam com a hipótese de que o pais é uma pequena economia se comparado ao resto do mundo.
A hipótese da economia pequena não é necessária para analisar os ganhos e perdas decorrentes do comercio internacional.
Ganhos e Perdas de um Pais Exportador
Uma vez permitido o livre comercio, o preço interno sobe ate se igualar ao mundial. Como a quantidade ofertada internamente é menor do