Estudo, aplicado ao texto, das classes gramaticais substantivo e adjetivo
Letras – Habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Disciplina
Língua Portuguesa I
Professor Responsável
Adriana Sertori Sandrin
Título do Projeto
Estudo, aplicado ao texto, das classes gramaticais substantivo e adjetivo.
Nome(s) do(s) Aluno(s)
Inara Lúcia Castillo Couto
Data início do Projeto
13/09/2011.
Data término do Projeto
25/09/2011.
As classes gramaticais substantivo e adjetivo
O substantivo, também chamado de termo determinado, e o adjetivo, ou termo determinante, são duas classes estreitamente ligadas. Tão forte é sua ligação que, muitas vezes, pode haver uma só forma para as duas classes, sendo necessário conhecer a frase para se determinar se se trata de uma ou outra classe ( CUNHA e CINTRA, 2010, p. 260). Da mesma forma, Infante (2005, p. 215) afirma que substantivos e adjetivos têm muitas características semelhantes, podendo muitas vezes ser distinguidos apenas pelo contexto.
A separação de substantivos e adjetivos em duas classes distintas é relativamente recente. Segundo Bechara:
“Os gramáticos antigos gregos e latinos reuniam substantivos e adjetivos numa só classe, a dos nomes [...]. Só na Idade Média se fez a distinção entre nomes substantivos e nomes adjetivos. [...] Daí, com frequência, poder o mesmo significante ocorrer com um ou outro desses valores: alto monte – o alto do monte.” (2009, p.144)
Em Medeiros (2010, p. 110-111) encontramos a classificação de Kury (1967, p.56) para nomes, que podem, segundo esse autor, ser substantivos ou adjetivos:
[...] Conforme sua função na frase, classificam-se os nomes em:
a) substantivo – conceito independente e, portanto, capaz de funcionar como núcleo do “sujeito” [...] ou do “objeto”;
b) adjetivo – conceito sempre dependente de um substantivo, a que serve de “adjunto” [...] ou “predicativo”. (KURY, op cit)
Cunha e Cintra (op cit) nos dão o seguinte exemplo para ilustrar com se pode dar essa alternância de funções com uma mesma palavra: “Uma