PLANO ANUAL
ESCOLA PARA TODOS: vivenciando o mundo infantil
2. DIAGNOSTICO
Percebemos que nossos educando possuem vontade de aprender e descobrir coisas novas gosta de serem desafiados e são curiosos. Os pequenos problemas de indisciplina que temos, são sanados com conversas questionadoras.
3. DESAFIOS
Buscar a inovação da pratica de ensino, tendo como subsidio a curiosidade de nossos educandos. Partindo do micro (“eu”), para contemplar o macro (“outro” e “meio social”).
4. METAS
O projeto tem como meta global, fazer com que o educando conheça seu corpo e compreenda que os seres humanos estão presentes em todas as comunidades e precisam ser respeitados em sua singularidade. O educando conseguindo respeitando a si e ao outro, abre-se o leque da possibilidade e capacidade de compreender e respeitar o meio social.
5. OBJETIVO GERAL
Proporcionar momentos e atividades onde cada educando possa se reconhecer como ser humano, construir sua personalidade e amar-se;
Ampliar a conhecimento de que o “outro” é ser do mesmo gênero do “eu” e precisa ser aceito e valorizado em sua plenitude;
Promover a compreensão de que o ser humano pertence ao meio social e precisa aprender a conviver e respeitar este espaço.
6. JUSTIFICATIVA
Antigamente a escola era para poucos, pois a mentalidade humana pensava que somente os “normais” conseguiriam aprendem certos conceitos. Hoje esta mentalidade mudou, percebemos que todos somos diferentes, temos características corporais, mentais e sociais próprias, que precisam ser conhecidos e aceito pela sociedade em geral.
Este processo precisa iniciar desde a infância:
- com o reconhecimento e valorização da própria identidade;
-com o conhecimento, a valorização e o ato de aceitar o outro como é;
-reconhecimento de pertencer e ser aceito a um meio social.
Desta maneira, tendo uma escola para todos, precisamos trabalhar o “eu”, o “outro”e o “meio”, para que