Estudem Isso
2-Modelo Consumista e suas consequências
3-A importância da questão ambiental
4-Conferencias
5-Sustentabilidade
Conceito de Meio Ambiente
Conjunto formado por elementos naturais bióticos(animais, plantas) e abióticos(solo, relevo, clima), e não naturais criados pelo homem, que atuam influenciando os seres-vivos.
Modelo Consumista e suas consequências
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos, movidos pela propaganda. Pessoas compram compulsivamente coisas de que realmente não precisam
A imitação é um item notável no consumismo. Ou seja, a sociedade cria um padrão, que tende a ser seguido pelas pessoas, como por exemplo, as celebridades. Os meios de comunicação estimulam as pessoas a sempre comprarem mais e mais. Iludi sobre a forma que as propagandas publicitárias relacionam a imagem do produto ao sucesso, à alegria, felicidade, prazer, entre outros aspectos “positivos”.
O excesso de todo este processo leva a uma intensificação da produção e consequente aumento da extração de matérias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes não renováveis.
Durante a revolução industrial e nos séculos subsequentes, a humanidade progrediu tanto em termos tecnológicos que incutiu a ideia de que a natureza seria, apenas, fonte de matéria-prima e energias, um receptáculo dos dejetos produzidos por suas indústrias
Este cenário fez com que expandisse o processo de urbanização e industrialização. Por outro lado, fez com que principiassem discussões a cerca da intensificação da degradação ambiental advinda dessa expansão, bem como suas consequências, muitas vezes irreversíveis, ocasionando um alerta a nível planetário, cujas soluções minimizassem os danos causados ao meio ambiente.
Algumas das consequências indesejáveis desse tipo de ação humana são, por exemplo, o esgotamento do solo e a