Caso Cl Nico 4
Ana Caroline Moureira
Daniela Bezerra
Jessyca Nunes
Luara Cassimiro
Victoria Mousinho
Maria, 73 anos de idade, aposentada, faz suas consultas médicas no posto de saúde do bairro onde mora há mais de quarenta anos. Ela sempre foi considerada uma pessoa saudável, apesar do diagnostico de diabetes que teve há cerca de dez anos. A cada quatro meses, dirige-se ao posto para realizar as consultas e, mensalmente, recebe em casa a visita de um agente de saúde que verifica a sua pressão arterial e a glicemia. Na ultima visita, o agente observou que Maria estava triste e desatenta com relação ao uso da medicação prescrita. Maria contou ao agente que sua filha se havia mudado para outra cidade e estava com sangramento na gengiva e mau hálito. O agente, então, marcou para Maria uma consulta com a dentista do posto de saúde. Ao exame clinico intrabucal observou-se que a paciente fazia uso de prótese total na arcada superior e presença de gengiva hiperemiada ao redor dos dentes na arcada inferior. Alguns dentes apresentavam cariados e restaurados com cárie, mobilidade, precária condição de higiene bucal, exposição de raízes, gengiva retraída, sangramento gengival e presença de halitose.
CASO CLINICO
DETERMINAÇÃO SOCIAL
CONDIÇÃO SISTÊMICA
MANIFESTAÇÃO
As manifestações mais comuns são inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes, exsudato e sangramento espontâneo ou durante a escovação e o uso do fio dental.
Quando a periodontite está instalada, esses sintomas se intensificam, o mau hálito se torna persistente, o paladar fica alterado e seus dentes parecem mais longos por causa da reabsorção óssea e da retração gengival. Dor é uma queixa nem sempre presente nesses pacientes.
MANIFESTAÇÃO (CÁRIE)
Os sinais e sintomas das cáries dentárias podem variar, dependendo da sua dimensão e localização. Quando uma cavidade dental está apenas começando, a pessoa pode não apresentar nenhum sintoma. Conforme o dano aumenta, este pode causar sinais e