Divisao Celular
Núcleo : delimitado por envoltório nuclear e se comunica com o citoplasma através de poros nucleares.
Duas funções básicas: Regular as reações químicas Armazenar informações genéticas
A maior parte do volume nuclear é ocupada por uma massa filamentosa denominada cromatina. Existem ainda os nucléolos e um líquido viscoso (cariolinfa) Carioteca: envoltório do núcleo perfuradas por milhares de poros, que controlam a entrada e saída de substâncias. Cromatina : emaranhado de fios, cada um deles formado por uma molécula de DNA, esses fios
• Cromossomos: são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários ( passados de pai para filhos). O número deles varia de uma espécie para outra assim como sua forma e tamanho.
No ser humano são em número de 46 cromossomos.
São formados por 2 tipos básicos de substâncias químicas - proteínas e ácido nucleico ( DNA). É ele que forma o gene.
Em cada célula há 2 cromossomos de cada tipo ( 2n - diplóides) com exceção das células de reprodução (gametas) com apenas 1 cromossomo de cada tipo ( n - haplóide).
Nos seres humanos, tanto o espermatozóide como o óvulo possuem 23 tipos de cromossomos.
Quando a célula vai se dividir, o núcleo e os cromossomos passam par grandes transformações. Tudo se inicia com a condensação dos cromossomos que enrolam-se sobre si mesmos tornando-se mais curtos e grossos.
Em processo de divisão celular, cada cromossomo condensado aparece como um par de bastões unidos em um ponto, chamado centrômero. Essas duas metades do cromossomo são chamadas cromátides irmãs.
DIVISÃO CELULAR
É o processo que permite a multiplicação celular dando origem a outras células.
Existem dois tipos de divisão celular Mitose Meiose
• Mitose: uma célula dá origem a duas outras com o mesmo número de cromossomos da célula inicial.
Finalidade da mitose Crescimento e regeneração de tecidos Cicatrização formação de gametas Divisão de zigoto durante o desenvolvimento embrionário