ATPS 1 E 2 Custos
Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um produto, uma mercadoria ou um serviço. Para entender um pouco mais sobre custo é necessário obter conceitos sobre: gastos, custos, despesas, perdas, desembolso.
Custo: Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Ou seja, o valor dos insumos utilizados na produção de um bem.
Gasto: É o sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção, de um produto ou serviços qualquer.
Despesa: É o valor dos insumos não identificados com a produção e que são consumidos para o funcionamento da empresa. São compostas pelas atividades não produtivas.
Investimento: Gasto classificado como um ativo em função da sua vida útil ou benefício atribuível a períodos futuros. Podem ter natureza e períodos de ativação variáveis. Como por exemplo, o gasto para aquisição de produtos para estoques ou de equipamentos produtivos.
Perdas: É um gasto não intencional decorrente de fatores externos ou da atividade produtiva normal da empresa. Ou seja, bens ou serviços consumidos de forma anormal ou involuntária e que não se pode aproveitar.
Desembolso: É o pagamento resultante da obtenção de insumos e que podem ocorrer em momento diferente do gasto. Como por exemplo: a efetuação de uma compra de material a prazo, o gasto o gasto ocorre imediatamente, mas o desembolso ocorre apenas no dia do pagamento.
Custos e Despesas Específicas – Mão-de-Obra Direta e Indireta, Custos Diretos e Indiretos e Despesas.
Mão-de Obra
Mão de obra designa o trabalho manual empregado geralmente na produção de indústrias, mas também pode ser utilizado para se referir ao trabalhador de qualquer empresa.
A mão de obra pode ser dividida em:
Mão de obra direta: Que é quando o trabalho é diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço.
Mão-de-Obra Indireta: É quando o trabalho é