Estudar
Máquina: comandada por uma tecnoestrutura composta de técnicos e gerentes especializados. Os técnicos buscampadronizar as estruturas e estabelecer rotinas que ampliam o controle sobre os grupos existentes nas organizações por meio de regulamentos e normas. Tendem, portanto, a tornar excessivamente formal toda aestrutura. As principais características de uma organização máquina e a Energia produzida por técnicos especializados e gerentes, não depende de uma única pessoa freqüentemente controlada por cúpulacorporativa.
Profissional: Esse tipo tem, à frente, um núcleo operacional composto por especialistas independentes que assumem o controle das tarefas e das decisões. Há um grau elevado de autonomiados profissionais que atuam nesse tipo de organização. Por outro lado, esse elevado grau de autonomia que sempre evolui para a democratização, acaba dificultando a coordenação dos trabalhos e dosprocessos de tomada de decisões, sobretudo quando as divergências se tornarem maiores que os consensos. As principais características de uma organização profissional é Controle exercido por especialistasindependentes. Ex.: médicos e enfermeiros, professores, etc. E também é influenciada por padrões externos.
Diversificada: A parte mais importante é a linha média de gerentes que administra todas aslinhas de negócios e atividades. Nesses casos, a linha média se situa entre a cúpula empresarial e os encarregados de produção. Esse desenho estrutural tende a se tornar altamente burocrático para