estudar
Através da releitura e da produção de um livro coletivo, os alunos puderam ilustrar e narrar um texto sobre uma bela floresta e seu desmatamento, a migração dos pássaros para cidade grande à procura de um canto para viver em paz, e dos perigos desta cidade, para finalmente mostrar uma triste realidade.
Essa atividade tinha como objetivo a formação de um cidadão mais consciente e crítico, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra. Mostrando que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida dos seres vivos. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes.
A Creche Tia Malu em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido, levando-os a participar de forma consciente na sociedade, estabelecendo relações com sua realidade, interagindo, transformando, reelaborando e agindo sobre o meio onde vive.
Aproveitando o incentivo do tema “Minha Escola, Meu Meio Ambiente” do Projeto Menino Caranguejo, resolvemos tornar nosso trabalho um processo mais interessante, dinâmico e divertido. Usando a imaginação e a criatividade cada aluno fez sua releitura oral sobre a história do livro “Onde Canta o Sabiá” e depois através de desenhos. Após esse momento, escolhemos as ilustrações que fariam parte do livro coletivo da turma.
Utilizamos as fotos do livro ilustrado pelos alunos de3 a4 anos da turma de Educação Infantil E.I. 30, para