Desafios contemporâneos no ensino de ciencia
O primeiro desafio da educação é a Superação do senso comum pedagógico. Para isso, é preciso que o professor tenha domínio de teorias científicas e de suas vinculações com as tecnologias e auxilie seus alunos na construção do conhecimento através de questionamentos e reflexão. Nesta nova perspectiva, o objetivo do Ensino de Ciências não está mais voltado para: a memorização de regras; classificações; repetição de definições; questões com respostas prontas; e uso indiscriminado e acrítico de fórmulas, tabelas e gráficos desarticulados dos fenômenos contemplados; experiências cujo único objetivo e a verificação da teoria, mas para o desenvolvimento de uma consciência crítica e do reconhecimento e aplicação da ciência no nosso dia a dia.
O segundo desafio proposto é a Ciência para todos, que tem o objetivo de pôr o saber científico ao alcance de todos, com a democratização do acesso à educação fundamental pública. Sendo assim, o professor deve atualizar sua prática educativa para que tenha competência para enfrentar essa nova realidade de uma sociedade globalizada, com novas formas de expressão, novas crenças e valores, novas expectativas e um novo contexto sociofamiliar.
O terceiro desafio é a Ciência e a Tecnologia como Cultura, onde o trabalho docente precisa ser direcionado para a apropriação crítica pelos alunos, de modo que se incorpore no universo das representações sociais e se constitua como cultura. Professor e aluno devem ter ma postura crítica em relação à Ciência e não precisam aceitar tudo que a Ciência dita como verdade absoluta e acabada. A ação docente deve buscar construir