Estudar
Estrutura Familiar- a estrutura familiar compõe-se de um conjunto de indivíduos com condições e em posições, socialmente reconhecidas, e com uma interação regular e recorrente também ela, socialmente aprovada.
Tipos de família:
Família Nuclear- consiste em duas pessoas adultas (tradicionalmente uma mulher e um homem) e nos seus filhos, biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum.
Família ampliada ou extensa- é uma estrutura mais ampla, que consiste na família nuclear, mais os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos.
Família monoparental- famílias com uma estrutura de pais únicos, tratando-se de uma variação da estrutura nuclear tradicional devido a fenômenos sociais, como o divórcio, óbito, abandono de lar, ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.
Famílias alternativas- se dividem em famílias comunitárias e famílias arco-íris.
Comunitárias- ao contrário dos sistemas familiares tradicionais, onde a total responsabilidade pela criação e educação das crianças se cinge aos pais e à escola, nestas famílias, o papel dos pais é descentralizado, sendo as crianças da responsabilidade de todos os membros adultos.
Arco íris- constituídas por pessoas LGBT - lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros - e os seus filhos.
Funções das famílias:
1. Econômica - cabe aos pais a manutenção de sua prole
2. Doméstica e de cuidados com a saúde - oferecer abrigo, alimentação, cuidados com a higiene e saúde.
3. Recreação - propiciar aos filhos momentos de lazer.
4.