Estudante
A linguagem constitui um dos aspectos fundamentais na vida do homem. A capacidade de comunicação é um instrumento de interação social por excelência e se desenvolve ao longo da vida através de múltiplas relações em contínua transformação, e a linguagem permite a transmissão dos conhecimentos que o homem adquiriu ao longo da sua história. Através da linguagem as pessoas resolvem seus problemas, expressam suas ideias, pensamentos e sentimentos, possibilita o crescimento e desenvolvimento do potencial de cada individuo.
A linguagem é um processo bastante automático e instantâneo, e que envolve a coordenação de várias habilidades diferentes, tais como: Compreensão e identificação das letras individuais Se a sequência forma palavras reais (semântica e sintática) Pronuncia Memória como papel final (MLP) A leitura e a linguagem falada envolve processos bem parecidos, como as habilidades perceptuais, cognitivas, linguísticas e as de memória.
Diversos estudos apontam que para minimizar os efeitos negativos do envelhecimento, a estimulação é o melhor caminho. E uma das formas de fazer essa estimulação é através do lazer: ver filmes, visitar exposições, dançar, cantar e ler, etc. O exercício da leitura e também o da escrita, são instrumentos poderosos que ajudam a revigorar o cérebro. Atividades intelectuais são crucias para manter o idoso ativo e evitar ou retardar o aparecimento ou progressão de doenças neurológicas degenerativas, que levam a memória .
Entre indivíduos com envelhecimento normal, ocorrem algumas alterações, como dificuldade em lembrar nomes, em evocar a palavra adequada para nomear objetos, aumentos dos episódios ¨na ponta da lingua¨. Essas dificuldades com o vocabulário parecem mais um problema de execução do que de competência, pois o conhecimento conceitual não se deteriora, mas está sempre em evolução, e somente nas demências ocorre alterações semânticas. Observam-se