Estudante
GASTRULAÇÃO E NEURULAÇÃO
Mônica Maia
PENÁPOLIS-SP
2013
GASTRULAÇÃO
A gastrulação, resumidamente, é a formação das camadas germinativas. Segundo Keith Moore, “a gastrulação é o processo formativo pelo qual as três camadas germinativas, que são precursoras de todos os tecidos embrionários, e a orientação axial são estabelecidas”. Dessa forma, será neste período que o disco embrionário bilaminar transformar-se-á em um disco embrionário trilaminar, ocorrendo inúmera mudanças morfológicas, rearranjo movimentos das células e mudanças nas propriedades adesivas, contribuindo para o processo de gastrulação. Neste período, o embrião também pode ser chamado de gástrula.
Devemos salientar também que a gastrulação é o início da morfogênese, o desenvolvimento da forma do corpo, sendo tais eventos iniciados durante a terceira semana.A gastrulação se inicia coma formação da linha primitiva na superfície do epiblasto do disco embrionário. Alinha primitiva resulta da proliferação emigração das células do epiblasto para o plano mediano do disco embrionário. Graças à adição de células na extremidade caudal, ocorre a extensão da linha primitiva até formar o nó primitivo e, ao mesmo tempo, formar o estreito sulco primitivo.
FOLHETOS GERMINATIVOS:
Com relação aos folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma), que dão origem aos tecidos e órgão específicos, é relativo frisar:
Inicialmente são formadas por duas camadas de células: externamente o ectoderma e internamente o mesentoderma. Essa última camada origina em seguida o mesoderma e o endoderma. Os destinos finais desses folhetos germinativos são:
Ectoderma:
- Epiderme e anexos cutâneos (pêlos e glândulas mucosas);
- Todas as estruturas do sistema nervoso (encéfalo, nervos, gânglios nervosos e medula espinhal);
- epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal
.
Mesoderma:
- Forma a camada interna