Estudante
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – FACET
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
MEDIDA DE VAZÃO DO RIO GONGÓ
MACEIÓ – 2011
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA – FEJAL CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – FACET
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
MEDIDA DE VAZÃO DO RIO GONGÓ
RELATÓRIO DA MEDIDA DE VAZÃO DO RIO GONGÓ REALIZADO NO MUNINCÍPIO DE RIO LARGO – AL, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR GIDELSON FERRO, COMO REQUISITO PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA FÍSICA II.
MACEIÓ – 2011
SUMÁRIO:
* INTRODUÇÃO...............................................................................01 * MATERIAIS E MÉTODOS.............................................................02 * RESULTADOS...............................................................................04 * CONCLUSÃO.................................................................................05 * REFERÊNCIAS..............................................................................06 * ANEXOS.........................................................................................07
INTRODUÇÃO:
Em visita técnica ao Município de Rio Largo, fomos medir a vazão do Rio Gongó. A vazão é medida pela velocidade com que um líquido escoa numa determinada área. É representada pela letra Rᵥ que tem a fórmula do tipo: Rᵥ = A.V, onde A é a área e V a velocidade de escoamento. Com a área A em m² e a velocidade v em m/s, vazão é dada em m³/s.
Como o rio não é plano, tivemos que calcular a área por partes. Medimos a largura total do rio e logo após, a cada metro medimos perpendicularmente cinco pontos de sua profundidade. Para cálculo da velocidade, foi necessário utilizar um meio experimental para analisar o tempo que o mesmo iria percorrer a uma distância determinada.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Para tal experimento foram utilizados os