David ricardo
Era filho de um rico capitalista inglês, que tinha feito fortuna na bolsa de valores, após ter migrado da Holanda para a Inglaterra.
Considerado como um dos fundadores da escola clássica inglesa da economia política, juntamente com Adam Smith e Thomas Malthus, as suas obras mais destacadas incluem: O alto preço do ouro, uma prova da depreciação das notas bancárias, em 1810; Ensaio sobre a influência de um baixo preço do cereal sobre os lucros do capital, em 1815; Princípios da economia política e tributação, em 1817 (reeditado em 1819 e 1821).
A TEORIA DA RENDA E DO LUCRO
“O produto da terra – tudo o que é retirado de sua superfície pelo emprego conjunto do trabalho, das máquinas e do capital – é dividido entre três classes da comunidade, a saber: o proprietário da terra, o dono do capital necessário para o seu cultivo e os trabalhadores que entram com o trabalho para o cultivo da terra”. ¹
A TEORIA DO VALOR-TRABALHO:
Em seus Princípios Ricardo afirmava que, embora todas as mercadoria que tinham valor tivessem que ter utilidade – caso contrário não poderiam ser colocadas no mercado – a utilidade não estabelecia valor.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS COM DIFERENTES COMPOSIÇÕES DE CAPITAL:
Tanto Ricardo quanto Marx acreditavam que a concorrência tendia a igualar as taxas de lucro de diferentes capitais e que o preço natural (ou preço de equilíbrio) era igual ao custo de produção, quando o trabalho e o capital recebessem as taxas socialmente médias de salários e