Estudante
Ainda existem muitas barreiras a serem vencidas em relação a diversidade. Mas afinal o que siginifica DIVERSIDADE e o que ela representa para a sociedade? É aqui que entra o trabalho da escola e do professor. Conscientização é o lema e também não é tarefa fácil, pois levar uma sociedade a aceitar aquilo que não é bem quisto ou bem visto é bastante trabalhoso.
Elaborar atividades que levem os alunos, os pais e a comunidade a verem em seu cotidiano que a diversidade cultural existe e que esta presente no cotidiano de cada um e que devemos respeitar aquilo ou aquele que é diferente.
Dentro do ambiente escolar faz-se necessário a união para realização de um bom trabalho.
Conscientizar é uma das tarefas mais árduas, mas é muito eficaz para mudar uma sociedade. Atualmente é função da a escola e dos professores, informarem aos alunos sobre os diversos assuntos da atualidade. Então a escola preparar-se para isso é de grande relevância. O que fazer então? Em sala de aula promover atividades que levem os alunos a refletir sobre o tema diversidade, seria interessante ver um professor de química abordar em sua aula o que é a diversidade, afinal pela definição do dicionário diversidade representa o diferente. Quão espantoso seria ao aluno ver isso, não? Nas atividades extra-sala incentivar os alunos a conhecerem trabalhos socias e culturais de seu bairro e cidade. Trazer as experiências que os alunos tiveram para a sala de aula, incentivando os a mostrarem os conhecimentos adquiridos por meio das visitas realizadas e auxiliá-los a identificar as diversidades existentes. Na aliança formada entre escola, pais e comunidade, a diversidade pode ser abordada em festividades realizadas em datas comemorativas, como dia do índio e o dia da consciência negra. A elaboração de palestras para abordar temas que levem a conscientização da comunidade. Pode-se por exemplo, levar ao conhecimento os assuntos