Estudante
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
Ana cristina da silva LIMA
RESPONSABILIDADE GLOBAL PARA A SUSTENTABILIDADE A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS
MANOEL RIBAS - PR
2012
Vivemos em uma época que nos dias atuais boa parte dos atos que a humanidade pratica cotidianamente sem pensar é seguida de outro gesto automático: sobrou, jogou fora. A industrialização incorporou ao cotidiano da população uma serie de novos produtos, e mais que todos eles, o onipotente plástico, que, por demorar um século para se decompor ele nunca desaparecerá completamente. Automaticamente o efeito da industrialização contribuiu para o surgimento de grandes metrópoles, quanto mais gente confinada em determinado espaço, mais detritos se acumulam.
O acumulo de sujeira é praticamente inevitável, faz parte do mundo atual e não para de crescer, com novos e problemáticos ingredientes.
Tais atos ocasionam acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao clima e ao aparecimento de grandes problemas nas áreas produtivas de alimento do planeta.
Diante de tantos acúmulos de variáveis detritos, muita gente está buscando meios de lidar com o que se joga fora, existe saída para evitar os danos, mas é preciso começar a mudar já. Importante salientar que é de grande importância promover a educação ambiental voltada para a sustentabilidade, e não uma simples sensibilização ambiental, mas atividades as quais cada individuo adquire hábitos diários de comportamentos correto, para com o meio ambiente. A educação ambiental leva-nos também a explorar os estreitos vínculos existentes entre identidade, cultura e natureza, e a tomar consciência de que por meio da natureza, reencontramos parte de nossa própria identidade humana, de nossa identidade de ser vivo entre os demais seres vivos.
Enfim, a educação é um direito de todos; somos aprendizes e educadores. (Tratado de educação ambiental para