Estudante
1. Características económicas dos transportes:
1.1 A demanda dos transportes é uma demanda derivada: nesta característica, raras são as situações em que a satisfação de um individuo é alcançado pelo facto do individuo conseguir o transporte, mas sim de apanhar o transporte e sair da origem para chegar ao seu destino. Contudo, diz-se que a procura do transporte deriva pelo facto de alguém querer satisfazer uma outra necessidade.
1.2 A demanda dos transportes é sazonal: a demanda dos transportes é sazonal pois não é todo momento que os indivíduos precisam de transportes.
2. A curva de oferta dos serviços de transporte não traz consigo algo de diferente da curva de oferta de qualquer outro bem ou serviço (a relação entre o preço de um bem e a quantidade desse bem que os produtores estão dispostos a produzir e vender mantendo o resto constante). Ela é normalmente, é positivamente inclinada pois quanto maior for o preço dos serviços, mais quantidades de serviços de transportes as empresas estão dispostas a oferecer.
3. No cálculo de custos de viagem recomenda-se ter em consideração a noção de custos generalizados pois o serviço de transporte é ineficiente, sendo assim devem-se ter em conta a questão dos custos imprevisíveis, custos com o tempo, custos de espera e outros custos de viagem.
4. As razões que fazem com que as pessoas procurem os transportes são:
4.1 Busca de satisfação de necessidades, isto é, nenhuma parte no mundo é capaz de oferecer todos os bens e serviços que as pessoas desejam;
4.2 Especialização na produção/matéria – prima, a localização das áreas industriais. Nem sempre as indústrias localizam-se nos locais de obtenção de matéria-prima pois especialização induz a certa localização das indústrias;
4.3 O Transporte serve como um papel político Militar. Num país precisa-se de um bom transporte para permitir a defesa do território e fronteiras, promover a coesão político – militar.
5. O papel do transporte nas zonas que há