Estudante
A Literatura Grega foi a primeira a surgir na Europa, sendo adotada pelos romanos e grandes escritores da Antiguidade e deles herdamos toda tradição literária no mundo ocidental.
Primeiramente relembrando o que é gênero literário, que é a forma como os conteúdos se organizam de acordo com as características de estrutura. A primeira divisão foi feita por Aristóteles (que escreveu sobre os gêneros na arte poética: Épico, Dramático e Lírico.
Agora explicando de forma especifica, iremos falar sobre o Gênero Lírico.
O gênero lírico recebeu este nome na Grécia Antiga por ser acompanhada pela Lira (instrumento de corda). Apresentando a predominância do “Eu” lírico – personagem usado no poema que pode ser em verso ou prosa para expressar seus sentimentos íntimos.
Os vários tipos de poesia lírica grega surgiram no período arcaico entre os poetas do mar Egeo e da Jonia no litoral da Anatólia.
Para falarmos em poesia lírica na Grécia temos que pensar em música , em poesia cantada. A poesia lírica abrange poemas contados por indivíduos ou acompanhados por lira, ou flauta que eram chamados Mélicos. Da junção do poema épico com o acompanhamento pela lira nasceu a poesia lírica. Forma-se então a Ode, Elegia, epitáfios, as canções , as baladas e posteriormente o soneto Madrigal.
Bruno Snell, no terceiro capitulo de seu livro “A Descoberta do Espírito” (1946), foi o pioneiro em estudos sobre a Lírica Grega no séc. XX. Snell defendeu que a lírica grega, com seu uso constante na primeira pessoa do singular, representou um capitulo fundamental na história do que se chamou “descoberta do espírito” na Grécia antiga. Após a idade épica, com sua concepção na vida humana, sendo governada por cadeias inescapáveis de causa e efeito, na idade da lírica as pessoas começaram a perceber a individualidade. É por isso que os poetas líricos dizem “Eu” tão frequentemente e é isso que torna a poesia lírica tão diferente da épica.
Embora o livro de Snell tenha