Estudante
DACOC – DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
LUCAS SANTOS TRINDADE
MAÍSA WUNDERLICH PORTELLA
NATASHA H. GAPSKI PEREIRA
RAFAELA VOZINIAK
PROJETO GUARITA INDUSTRIAL
CURITIBA
2014
PROJETO GUARITA INDUSTRIAL
Trindade, Lucas Santos; Portella, Maísa Wunderlich; Pereira, Natasha H. Gapski; Voziniak, Rafaela
Alunos de Bacharelado em Engenharia de Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Construção Civil.
RESUMO
Para o desenvolvimento do projeto da guarita, os integrantes da equipe apontaram as principais questões intimamente relacionadas à escolha dos materiais e à sua planta. Foram levados em conta a qualidade dos produtos selecionados e o seu impacto no meio ambiente. Realizado o benchmarking, foram coletadas informações que dizem respeito ao bem-estar do vigia e à otimização do seu trabalho. Após consultar artigos e matérias, foi decidido quais matérias iriam compor a construção. Quanto ao conforto térmico e acústico, os eleitos foram o Bloco de Terra Comprimida (BTC), ou tijolo ecológico, e a manta térmica refletiva. O BTC é feito de areia argilosa, cimento e água, enquanto o seu processo final ocorre em prensas mecânicas. A manta térmica, por sua vez, age como excelente isolante, pois não permite que haja muita troca de calor com o exterior, proporcionando um bom meio de trabalho, tanto no verão, quanto no inverno.
INTRODUÇÃO
O artigo a seguir apresenta um projeto base para a construção de uma guarita em ambiente comunitário de ensino, seguindo recomendações do decreto nº2014/07 da Prefeitura de Curitiba. Seu principal objetivo é listar os melhores materiais a serem utilizados no processo de construção da guarita, levando em consideração a qualidade, a durabilidade e o impacto ambiental dos materiais escolhidos, assim como proporcionar o máximo de conforto e segurança para o vigia, seguindo os padrões estabelecidos pelas normas