Agricultura Camponesa e Agroecologia
CENTRO DE CIÊNCIAS
CURSO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA AGRÁRIA
PROFESSOR: FRANCISCO AMARO GOMES DE ALENCAR
VILMARA SAMPAIO VICENTE
AGRICULTURA CAMPONESA E AGROECOLOGIA
FORTALEZA
2014
VILMARA SAMPAIO VICENTE
AGRICULTURA CAMPONESA E AGROECOLOGIA
Relatório de apresentação do seminário “Agricultura camponesa e Agroecologia”, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Geografia Agrária, ministrada pelo professor Francisco Amaro Gomes de Alencar, do Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará.
FORTALEZA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. METODOLOGIA 5
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
4. RESULTADOS E DISCURÇÕES 8
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
A agricultura é uma das atividades humana mais antiga. Surge no período neolítico, há menos de 10.000 anos. Construída através de conhecimentos empíricos repassados de geração para geração a agricultura permanece até os dias atuais, contudo sofreu grandes modificações no que tange as técnicas e métodos utilizados.
A agricultura era um modo de produção pautada no autoconsumo e no respeito ao meio natural, atualmente ela está voltada para o mercado capitalista de produção agrícola, não se preocupando com os impactos causados pela modernização no campo. A Revolução Verde, em meados do século XX, veio para garantir a hegemonia desse mercado.
Ainda que a Revolução Verde tenha melhorado a produção de certos cultivos, ela mostrou não ser sustentável ao causar danos ao ambiente, provocando perdas drásticas de biodiversidade e do conhecimento tradicional associado, favorecendo aos agricultores mais ricos e deixou muitos agricultores pobres mais endividados.
Diante disto, o presente trabalho objetiva abordar o desenvolvimento da agricultura, com enfoque na agricultura camponesa e no seu movimento em busca de uma produção agrícola mais ecológica, evidenciando o