AGRICULTURA TRADICIONAL, AGRICULTURA CONVENCIONAL E AGROECOLOGIA – BREVE ABORDAGEM DAS SUAS CARACTERÍSTICAS
2987 palavras
12 páginas
AGRICULTURA TRADICIONAL, AGRICULTURA CONVENCIONAL E AGROECOLOGIA – BREVE ABORDAGEM DAS SUAS CARACTERÍSTICASRenato Barbieri1
RESUMO
Este artigo aborda de forma breve três formas de agricultura a saber: a agricultura tradicional, a agricultura convencional e a agroecologia, apontando as características de cada uma dessas formas agrícolas utilizadas na produção brasileira.
Palavras-chave: agricultura tradicional, agricultura convencional, agroecologia.
ABSTRACT
This article briefly discusses about three forms of agriculture which are important to know: the traditional agriculture, the conventional agriculture and the agroecology, pointing the characteristics of each agricultural form used in the brazilian production.
Key-words: traditional agriculture, conventional agriculture, agroecology.
INTRODUÇÃO
A viticultura agroecológica (biológica, ecológica, biodinâmica, orgânica ou natural) - alternativa aos preceitos estabelecidos pela viticultura que frutificou com a Revolução Verde - desencadeou uma nova etapa no sistema de produção de uvas no município de Garibaldi a partir do ano de 1998. Por meio dela, conceitos agronômicos e agrários – adotados pelos pequenos agricultores familiares convencionais - passaram a ser questionados, discutidos e abandonados. Com o desenvolvimento de projetos alternativos de agricultura, onde se destaca a produção de uva orgânica, está sendo criado um cenário possível para a manifestação de interesses coletivos de desenvolvimento rural sustentável, gerando maiores rendas para os agricultores familiares, oferecendo uma produção mais saudável e atraente aos consumidores de maior poder aquisitivo, agregando valor e produzindo a custos menores.
Abordaremos três formas de agricultura a saber: a agricultura tradicional, a agricultura convencional e a agroecologia, apontando algumas características dessas três formas de agricultura.
A agricultura tradicional refere-se aos sistemas de uso da terra que têm sido desenvolvidos localmente