estudante
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Processamento de Compota Simples
Disciplina: Tecnologia de Frutas e Hortaliças
Professor: Aroldo
Alunos: Andréia Ibiapina
Daniella Tavares de Almeida
Palmas-2014
INTRODUÇÃO
As frutas pelo seu grande valor nutritivo são indispensáveis à alimentação humana.
Não só apresetam sabor agradável, como nelas se encontram os sais minerais, e as vitaminas de que nosso organismo necessita.
A fruta em calda é um dos produtos processados que tem grande aceitação em todo o mundo. Além de nutritivas, as frutas em conserva são uma opção prática, versátil e estão disponíveis durante o ano inteiro. As conservas de frutas, especificamente os doces de frutas em calda, são produtos constituídos de frutas inteiras ou em pedaços, preservadas de tal forma que permanecem inalteradas por meses, mantendo, em níveis elevados, suas características sensoriais (aroma, sabor, textura e cor) e, principalmente, seu valor nutritivo.A calda de açúcar adicionada, além de preencher os espaços entre as frutas e a embalagem, ajuda a transmitir calor durante o processamento e tratamento térmico, além de melhorar o sabor.
Compota ou fruta em calda é definida pela Legislação Brasileira de Alimentos como o produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes, caroços ou casca, submetidos a um cozimento inicial, envasadas em lata ou vidro, praticamente cruas, cobertas com calda de açúcar.
As compotas são classificas de acordo com a sua composição, elas são classificadas em: • Compota simples: preparada com apenas uma fruta;
• Compota mista: preparada com duas frutas;
• Salada de frutas: preparada com três ou mais tipos de frutas, até no máximo cinco.
De acordo com Resolução – CNNPA no 12, de 1978 da Anvisa:
• O produto não deve ser colorido nem aromatizado artificialmente;
• A densidade da calda adicionada às frutas deve apresentar de 14 a 40oBrix.
A