Estudante
Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.
No texto o monitoramento refere-se ao controle do comportamento, no sentido de saber onde o filho está, com quem está e o que está fazendo, ou seja, uma maior atenção por parte dos pais é saber onde o filho esta, se atentar com suas atitudes e com quem anda e ter um mínimo de conhecimento da rotina do seu filho. Essa estratégia tem-se mostrado importante, pois diminui o risco do engajamento de crianças e adolescentes em comportamentos anti-sociais (Patterson & cols., 1992; Pettit & cols., 2001). Sendo assim podemos ver isso na cena, quando a Mãe de Mano vai busca-lo no final da festa e pergunta, se ele bebeu e outras coisas. Outro exemplo claro de monitoramento é quando o namorado do pai do mano, os alerta sobre Pedro, pois o namorado sempre o monitorava pelo blog que Pedro tinha.
Outro aspecto que pode ser visto é o de reforço, Punição que ocorre em diversos momentos no filme, mas antes de analisarmos as cenas podemos ter uma breve explicação desses comportamentos. O reforço positivo é aquele que, quando apresentado, atua para fortalecer o comportamento que o precede, como já afirmamos acima. O reforço negativo é aquele que fortalece a resposta que o remove. ( FURTADO & TEIXEIRA, Pag; 38; 1992).
Já a punição significa, em termos gerais, aplicação planejada de castigo ou de penalidade, com finalidade corretiva ou meramente retributiva. (Mulick, 1990; Greco, 2008).Com isso