Motivação
Faculdade Anhanguera de Joinville
Curso de Administração
Motivação
Profº Antônio
Joinville/2012
SUMÁRIO
Introdução 03 Capítulo 1 - Desenvolvimento Teórico 04 1.1 Conceito 04 1.2 Liderança e a motivação 05 Capítulo 2 – Conclusões Finais 08 Referências Bibliográficas 09
Introdução
A motivação não mais apenas um sentimento individual e intransferível, muitas empresas estão capacitando e/ou contratando profissionais para motivar, reter e desenvolver seus funcionários. A motivação é uma das mais poderosas forças que pode mudar a vida tanto profissional e pessoal da vida de uma pessoa. Este artigo é composto por um capítulo que disserte sobre o conceito da motivação, autores explicando qual o significado da palavra e como deve ser posta em prática, novo perfil de líder que o mercado busca e teorias que ainda são muito utilizadas nas organizações. Por fim as conclusões obtidas sobre o assunto.
1. Desenvolvimento teórico
1.1. Conceito
Há várias formas de conceituar a palavra motivação e nenhuma delas pode ser considerada errada, pois motivação é algo individual.
De acordo com Maximiano (2000), a palavra motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano. Portanto motivação pode ser definida como um motivo que leva a ação é tudo aquilo que leva a pessoa a determinado comportamento.
Segundo Bergamini (2008, p.42) com o passar do tempo, a motivação adquiriu diferentes interpretações, sem que nenhuma delas possa ser considerada como errada, ou destrua os argumentos da outra.
Para Dubrin (apud BERGAMINI, 2008), a motivação é uma das mais poderosas forças, na medida em que as pessoas se esforçam para atingir uma meta que trará satisfação de suas necessidades. Para ele o auto interesse representa uma “força motriz”.
Gooch e McDowell (apud BERGAMINI, 2008, p.106)