Estudante
Atividade: Individual
Título: O papel do gerente nas organizações contemporâneas.
Aluno: Raphael Gonçalves
Disciplina: Introdução a Administração
Turma: GRDMEAD_T0111_0914
Introdução:
Notadamente passamos por uma constante evolução do papel do gestor nas estruturas organizacionais, seja ela decorrente da evolução natural, e/ou por pressões de mercado e ambiente. Observamos a evolução desde o modelo em que o gestor centraliza e controla o poder, evoluindo para aquele que existe o compartilhamento e descentralização do poder e das responsabilidades.
Contextualizado este fato a atividade a seguir tem por objetivo demonstrar essa evolução bem como as modificações de suas atribuições e habilidades inerentes.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente De acordo com as propostas básicas de Taylor¹ podemos observar uma racionalização do papel do gestor, tornando ele uma figura centralizadora, e devendo desempenhar as seguintes funções:
Planejar;
Comandar;
Organizar;
Controlar;
Coordenar.
Observamos uma tendência centralizadora, tendo a característica de ponta de flecha, modelo em que o líder sempre tem de estar à frente tomando as decisões e somente comunicando aos subordinados, em uma estrutura de hierarquia vertical e de pouca mobilidade e abertura a novos conceitos.
Porém com o decorrer do processo de amadurecimento das teorias administrativas notamos uma evolução deste pensamento como exemplifica Mintzberng², ao definir que as atividades desempenhadas pelos gestores que seriam divididas em três grandes atribuições:
Interpessoal: Fornecimento e compartilhamento de informações;
Informacional: O tratamento de informações;
Decisão: Utilização direcionada da informação. Em ambos os casos vemos uma verticalização da cadeia de comando, tendo de estar sempre à frente de seus subordinados.
Por outro lado tendo uma visão mais atual do tema, Souza³ nos apresenta um modelo de gestão mais horizontal onde o gestor tem a função de ser um apoio de