sxvajvajdvadjvcdjty

511 palavras 3 páginas
ILHAS DE CALOR

1. Definição
Ilha de calor é o nome dado ao fenômeno que tende a ocorrer em áreas de grande urbanização, onde a temperatura tem uma elevação considerável, se comparada às áreas periféricas e rurais da região.
As ilhas de calor surgem da simples presença de edificações e das alterações de paisagens feitas pelo homem nas cidades
São Paulo é um exemplo de ilha de calor. Devido ao grande número de edificações, ruas e avenidas asfaltadas a temperatura eleva-se, pois há uma maior concentração de calor. A umidade do ar, nessa áreas, geralmente também é baixa.
Os principais fatores para o surgimento de ilhas de calor urbanas são: pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura. A formação e presença de ilhas de calor no mundo são negativas para o meio ambiente, pois favorecem a intensificação do fenômeno do aquecimento global.

Figura 1: Esquema de ilha de calor.
2. Causas
Diversos fatores influenciam no surgimento de ilhas de calor, tais como:
Poluição do ar: o acúmulo de gases na atmosfera impossibilita a subida do ar quente e que o ar frio desça, fazendo com que a temperatura do local/região aumente.
Redução das áreas verdes: a redução das áreas cobertas por vegetação diminui a extensão das superfícies de evaporação dos lagos e rios e a evaporação dos parques, bosques, jardins. Grandes cidades como São Paulo e Nova York, criaram grandes áreas verdes para tentar amenizar os efeitos, no caso, o Parque do Ibirapuera e o Central Park, respectivamente.
Estes são apenas alguns de muitos fatores que podem influenciar no aumento de temperatura, sendo estes os mais comuns.

Figura 2: Uma das causas para a formação de ilhas de calor e demonstração de uma ocorrência.

3. Efeitos
Agravam as ondas de calor, provocando o aumento da mortalidade de idosos e doentes, com redução da capacidade termorreguladora corpórea.
As ilhas de calor são fenômenos microclimáticos

Relacionados