trabalho
Intemperismo Físico : Degrada a rocha formando um material friável que se quebra facilmente fazendo com que o seu físico fique frágil.
Intemperismo Químico: A ação da água na rocha que modifica quimicamente os minerais, senso mais frequente em terras úmidas.
Intemperismo Biológico: É a ação dos seres vivos mas não o ser humano.Esses seres vivos fragmentam as rochas, interferem no inteperismo químico pela liberação de substâncias que favorecem a alteração das rochas.
Fatores de formação dos solos
- Clima: Regula principalmente pela temperatura e pela umidade do ambiente.
- Organismos: Os animais movimentam o solo ao cavarem buracos profundos onde os organismos se manifestam da mesma forma fazendo bem para o solo servindo de Húmus que é a matéria orgânica.
- Relevo: O relevo interfere na quantidade de água sobre a rocha ou material intemperizado.
- Tempo: tem influencia na formação do solo , quanto mais antigo o solo maior o tempo de ação do intemperismo.
Degradação dos solos
A degradação do solo acaba com a capacidade de produtividade do solo em consequência da ação humana. A contaminação também é um mal causador da degradação pois o mesmo recebe compostos que modificam suas propriedades através de efeitos negativos.
Evitar a erosão, mantendo ou plantando plantas seria uma ótima ideia para acabar com a degradação.
Para evitar as contaminações devem ser evitado o mau uso de produtos agrícolas nocivos que tornam o solo menos fértil em tal sentido.