Estudante
SUMÁRIO
Sumário
1. INTRODUÇÃO Erro! Indicador não definido.
2. PROCESSOS DE LAMINAÇÃO 5
3. REVISÃO BIBLIOGRAFICA 9
4. DIMENSIONAMENTO DO LAMINADOR 12
4.1 Procedimentos: 12
5. DIMENSIONAMENTO DO QUADRO DO LAMINADOR 15
6. CONCLUSÃO. 17
7. CONCLUSÃO. 178
8. ANEXOS. 19
1. INTRODUÇÃO
O processo de laminação atua na forma do material, modificando lhe a suageometria. Para isso, há necessidade da influência de agentes mecânicos externos;que são os meios de se realizar tal processo.Na laminação, os agentes mecânicos são os cilindros de trabalho emmovimento de rotação, acionados pelo conjunto de motores ecaixas detransmissão, que geram energia suficiente para causar a deformação domaterialque está sendo laminado, consistem na redução da seção transversal por compressão do metal ou alumínio (entre outros metais), por meio da passagem entre dois cilindros de aço ou ferro fundido com eixos paralelos que giram em torno de si mesmos provocando a diminuição da espessura.
O comportamento da deformação em função das tensões resultantes daação do pressionamento dos cilindros de trabalho sobre o material é de acordocom a curva Tensão x Deformação, apresentada na Figura 1.
O ponto de trabalho deve se situar no intervalo AB.
Em condições ideais, o ponto de deformação seria fixo, no entanto naprática isto não ocorre, tendo em vista que as condições de processo não sãorigidamente constantes, entretanto, algumas observações devem ser consideradas,tais como.
Na região AO