Estudante
1- No começo o objetivo da Nike era vencer a hegemonia de produtos esportivos da Alemanha nos Estados Unidos, para isto Phill Knight teve a ideia de importar calçados esportivos do Japão, logo o negocio foi crescendo e começaram a produzir produtos esportivos, tornando-se assim em líder no mercado esportivo. Mas vários fatores afetaram o mercado e em 1997 o desempenho na empresa começou a cair. A Nike viu a necessidade de crescer como marca esportiva sendo principal fornecedor de produtos para futebol. Assim definiram como meta até 2002 se tornarem lideres em produtos relacionados com o futebol. Houve assim uma redefinição do negocio, antes de 1997 eram produtos esportivos em geral e logo depois se focaram mais em produtos relacionados ao futebol, aumentando assim seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento para lançar novos e melhores produtos.
2- Antes de 1997: tornar-se uma empresa líder no mercado mundial de produtos esportivos e não apenas de calcados esportivos. Depois de 1997: alem de ser líder mundial em produtos esportivos ser também em produtos relacionados com o esporte mundial, o futebol.
3- Pontos fortes: Toda a produção eram feita nos Estados Unidos. A empresas não tinha instalações fabris em suas propriedades. A Nike tinha contratos com os principais atletas e treinadores de alto desempenho, escolhas e times em destaques. Aumento no investimentos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Baixo números de trabalhadores sindicalizados. Oportunidades: Patrocinadora da Copa de 2.002; nova linha de produtos como Alph. Pontos fracos e ameaças: alta e agressiva concorrência por partes de outras marcas. Baixo custo de salários dos operários, trabalhos manuais, negativa à organização de sindicatos, migração do mercado para produtos de outros tipos, falta de diferenciação das marcas, grupos ativistas tentando boicotar a Nike.
4- Alteração no desempenho das concorrentes, aumento da