estudante
Alba Regina Moraes
PRECONCEITO, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO
Existe muito preconceito, racismo e discriminação na sociedade, inclusive, no nosso meio universitário e este é um grande problema de todos nós. Vamos tentar entender um pouco sobre cada conceito.
PRECONCEITO
Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.
RACISMO
As pessoas que não conseguem deixar de ser preconceituosas podem vir a se tornar racistas. Um racista acredita que existam raças superiores às outras, o que é grande besteira, pois na espécie humana, não podemos dizer que existam raças.
A cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e a cor dos olhos, a espessura dos lábios, não são suficientes para estabelecer diferentes tipos de raças entre os seres humanos que, biologicamente, são iguais em quase tudo. O que temos são pequenas diferenças externas, pouco importantes, e que não servem para fazer com que uns sejam superiores ou inferiores aos outros.
DISCRIMINAÇÃO
Uma pessoa preconceituosa e racista é um ser humano, frequentemente, inseguro e infeliz que precisa ser admirado e reconhecido, como uma criança que necessita se exibir para os outros. Procura se mostrar superior e, muitas vezes, fica contando piadas sobre os negros, pobres, gays, mulheres e, mais recentemente, os nordestinos.
DISCRIMINAÇÃO
A pessoa que faz isso, geralmente, quer valorizar a si própria e diminuir os demais mesmo “de brincadeira”. É insegura porque não tem capacidade de conviver com os outros e aceitar as diferenças naturais. Os preconceituosos e racistas têm dificuldades em aceitar e conviver com a diferença e, em algumas ocasiões, suas atitudes podem chegar a extremos. Tratam os que eles julgam como inferiores de maneira discriminatória, se