Estudante
A guerra fria, nada mais foi do que um conflito ideológico (de ideias, de pensamentos), onde apenas 2 pensamentos políticos prevaleciam: O capitalismo (como representante o Estados Unidos) e o socialismo (como representante a União Soviética). O mundo foi dividido em dois:
No ocidente era capitalismo e no oriente socialismo. O motivo dessa guerra foi que, com o fim da 2º Guerra Mundial, o mundo teria que ser “reanalisado”, então esses dois pensamentos lutaram pra que o mundo todo o seguisse.
Por que o nome guerra fria? Pois não havia combate armado diretamente, porém essa batalha de ideologia ocasionou muitas guerras civis e problemas regionais.
Com o fim da 2º guerra mundial, pessoas se motivaram em busca da paz, assim foi criada a ONU com objetivo de amenizar guerras, conflitos e problemas sociais (fome, crimes, uso de drogas e etc). 51 países assinaram uma espécie de Constituição, inclusive o Brasil. A ONU se localiza em Nova York. A Assembleia Geral, 15 países discutem sobre problemas do mundo, sendo 5 desses países FIXOS, e 10 que podem ser alterados durante os anos (com votações). Paises fixos: China, Russa, EUA, França e Reino Unido. Ban Ki-Moon é o secretário geral da ONU.
Capitalistas:
1. Plano Marshall: Foi um plano de investimento dos EUA para que os países pobres não fossem para o Comunismo, o EUA investiu cerca de $ 130 bilhões nisso.
2. Otan: Organização do Tratado Do Atlântico norte: Todos os países capitalistas se reuniram para caso algum socialista atacasse, todos iriam se juntar e contra-atacar.
Socialistas:
1. Komiform: Foi a contrapartida do lado Socialista em relação ao Plano Marshall, todos os partidos comunistas do mundo se reuniam a fim de estimular novas revoluções.
2. Comecon: Conselho de Assistência Econômica Mútua, foi a cooperação econômica dos soviéticos, diminuindo impostos e aumentando a circulação entre eles, a moeda usada foi o rublo russo
3. Pacto de Varsóvia: É o mesmo que a Otan, só que é socialista.