estudante
Introdução
O ensaio de impacto Charpy tem sido extensivelmente usado nos ensaios mecânicos de produtos de aços e em pesquisas por mais de quatro décadas.
O ensaio de impacto Charpy está relacionado com o comportamento do material sujeito a carregamento dinâmico (altas taxas de carregamento) e a um estado triaxial de tensões associado a um entalhe em V.
As características essenciais para um ensaio de impacto são: um corpo de prova adequado, um suporte no qual o corpo de prova é colocado, um martelo com energia cinética conhecida e um dispositivo de medição da energia absorvida na quebra de corpo de prova.
O corpo de prova padrão conforme a especificação ASTM E23.
Objetivo
Esse trabalho tem o objetivo de relatar, analisar e discutir os resultados do experimento de ensaio de impacto na técnica Charpy, o qual foi realizado no laboratório da UnB.
Materiais
1. Aço designação SAE-AISI 1020
2. Alumínio
Equipamentos
1. Máquina de ensaio Charpy (Pantec)
Metodologia
O ensaio de impacto Charpy, foi realizado segundo a norma técnica ASTM-e23/95.
Os corpos de provas estavam já padronizados, seguindo o seguinte padrão: padrão tipo-a (10x10x55 mm3 ) com entalhe em v, com profundidade de 2 mm e raio de curvatura de 0,25 mm.
O corpo de prova é colocado no suporte por meio de um dispositivo de centralização. O martelo (21,3 kg), preso a uma altura determinada (1436,27mm) para fornecer uma energia cinética de 300J no momento do impacto com o corpo de prova, é liberado e rompe o corpo de prova na região do entalhe, continuando seu movimento, porem com menos energia devido ao impacto com o corpo de prova. A máquina no qual o ensaio foi realizado mede a energia absorvida pelo o corpo de prova. Esse procedimento foi feito no aço e no alumínio.
Resultados
Os valores de energia total absorvida na fratura por impacto: Corpo de prova 1 (Aço): 20 Joules Corpo de prova 2 (Alumínio):