Análise Dos Personagens do Filme Magnólia
Análise biopsicossocial dos personagens
Logo no início do filme, depois de uma introdução instigante que finaliza com o episódio de um filho “coincidentemente” assassinado pela mãe e com a frase: “Não é simplesmente algo que aconteceu, não foi uma mera coincidência”, vamos sendo apresentados aos personagens das histórias através de propaganda na TV. O filme trata de doenças incuráveis e consideradas psicossomáticas como o câncer.
Análise dos personagens
1º personagem: Frank T. J. Mackey (Tom Cruise)
Filho de Earl e Lily Partridge. Ele e a mãe foram abandonados por Earl, quando esta ficou doente (câncer). Frank, com apenas 14 anos, viu-se obrigado a cuidar da mãe doente a qual acabou por morrer.
Após a morte da mãe, Frank ficou ao cuidado de uma vizinha, nunca mais tendo tido qualquer tipo de contato com o pai.
Possivelmente na tentativa de esquecer o sofrimento e a revolta que a doença e morte da mãe, assim como, o abandono do pai lhe causaram, criou uma nova identidade de homem seguro, bem sucedido e superficial, autor e promotor do livro “Seduza e Destrua”, o qual ensina o público masculino a seduzir e conquistar as mulheres recorrendo ao artifício e à dissimulação e, renegando totalmente a criação de qualquer tipo de vínculo afetivo (eventualmente para evitar voltar a sofrer desilusões como aconteceu relativamente ao seu pai, podendo ser também uma tentativa de reprodução do estilo de relacionamento que via o seu pai estabelecer com as mulheres, inclusive com a sua mãe).
Através do livro tenta “impingir” aos outros a viabilidade de uma maneira de estar na vida da qual ele próprio sequer a todo custo convencer. Após alguma resistência acaba por ceder ao pedido do pai para ir visitá-lo em seu leito de morte, também com câncer.
Já na presença do pai e, após ter-lhe expressado toda a sua raiva e revolta, acaba por apaziguar esses sentimentos e por confessar, chorando copiosamente e com profunda tristeza que não deseja a sua