estudante
Mistura de Petróleo Uma refinaria processa vários tipos de petróleo. Cada tipo de petróleo possui uma planilha de custos diferente, expressando condições de transporte e preços. Por outro lado, cada tipo de petróleo representa uma configuração diferente de subprodutos para a gasolina. Na medida em que um certo tipo de petróleo é utilizado na produção da gasolina, é possível a programação das condições de octanagem e outros requisitos, que permitem classificar a gasolina obtida em diversos tipos. Supondo que a refinaria trabalhe com 4 tipos de petróleo e deseje produzir as gasolinas amarela, azul e superazul, programar a mistura dos tipos de petróleo atendendo às condições apresentadas nas tabelas a seguir. O objetivo é maximizar o lucro. Considerações ● Como desejo produzir três tipos de gasolina com quatro tipos de petróleo, teremos doze variáveis, uma com cada tipo de gasolina e petróleo utilizado.
● O objetivo é maximizar o lucro, logo teremos na função objetivo o preço de venda ( R$ / barril ) para cada tipo de gasolina subtraído pelo custo por barril/ dia ( R$ ) para cada tipo de petróleo.
● Teremos um conjunto de restrições relacionados à quantidade de petróleo disponível para a produção de cada gasolina.
● Teremos um conjunto de restrições referentes à especificação da mistura de tipos de petróleo em cada gasolina. Formulação Desejamos saber a quantidade de barris de cada tipo de petróleo para cada tipo de gasolina. Portanto, definimos nossas variáveis de decisão da seguinte forma: Xij: quantidade de barris de petróleo do tipo j ( j = 1,2,3,4 ) destinados à produção da gasolina de tipo i ( i = A gasolina Amarela, Z gasolina aZul, S gasolina