estudante
A primeira conceituação de cultura na antropologia foi feita por Edwrd Tylor, o autor definiu a cultura como: “Um conjunto complexos que inclui os conhecimentos, as crenças a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”.
A cultura é resultado de processo de aprendizagem, onde ela tem a imensa capacidade de criar diferentes soluções para vida humana. Cada cultura possui um conjunto diferente de valores, semelhanças, particularidades o que podemos chamar de diversidade cultural.
O Brasil é um exemplo da vasta diversidade cultural, desde o começo de sua historia, o país foi marcada pela presença de diferentes povos como os colonizadores Europeus, a população indígena. Posteriormente, com fim da escravidão diverso outros povos ainda vieram para o Brasil como os Italianos Japonês árabe entre outros que contribuíram para diversidade cultural do Brasil, Nesse contexto, abordaremos alguns aspectos da cultura brasileira.
O Brasil é dividido por regiões e cada uma, com suas próprias características, e diferenças umas das outras, tornando o país rico na diversidade cultural. Por exemplo, a região Norte do Brasil ocorre as duas maiores festas populares o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá. Os alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo de mandioca cozida), camarão seco e pimenta de cheiro.
A região Centro Oeste em Goiás se destacam os eventos culturais, como a Cavalhada e a Procissão do Fogaréu. A culinária regional é compota por arroz com pequi, empadão goiano, angu. No Sudeste ocorre à festa mais comemorada em todo o Brasil o carnaval, realizado no Rio de Janeiro. Entre os principais pratos típicos da região estão: feijoada, feijão-tropeiro, farofa, cuscuz paulista, pizza, moqueca capixaba, angu, frango com quiabo, pão de queijo, cachaça de