psicologia criminal
A psicologia criminal, também chamada de jurídica ou forense será o tema que irei retratar ao longo deste trabalho.
O que é a psicologia criminal?
Este ramo da Psicologia dedica-se às situações que se apresentam sobretudo nos tribunais e que envolvem o contexto das leis. Deste modo, na psicologia criminal, são tratados todos os casos psicológicos que podem surgir em contexto de tribunal.
A Psicologia Criminal é, portanto, o estudo dos comportamentos, pensamentos, intenções e reações dos criminosos que consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos ao serviço do direito e que se dedica à proteção da sociedade e à defesa dos direitos do cidadão, através da perspetiva psicológica, por fim, esta especificidade da psicologia destina-se principalmente ao estudo do comportamento criminoso.
Como surgiu a Psicologia Criminal?
Clinicamente, tenta construir o percurso de vida do indivíduo criminoso e todos os processos psicológicos que o possam ter conduzido à criminalidade, tentando descobrir a raiz do problema, uma vez que só assim se pode partir à descoberta da solução.
A psicologia criminal realiza estudos psicológicos de alguns dos tipos mais comuns de delinquentes e dos criminosos em geral, como por exemplo, dos psicopatas que ficaram na história.
Esta área profissional consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos em diversas atividades relacionadas à aplicação das leis, como disputas judiciais pela guarda de crianças, homicídios, crimes sexuais, entre outras.
Quais são as características de um investigador criminal?