estudante
A protensão é uma tecnologia que pode ser adotada sempre que for necessário ter vãos maiores com menos vigas e laje com maior capacidade de carga. Executada com cordoalhas engraxadas e plastificadas, a laje protendida é bastante utilizada em hospitais, prédios comerciais e residenciais.
"Com a protensão, todo o concreto da seção trabalha e as cargas se equilibram", explica o engenheiro civil Eugenio Luiz Cauduro, da empresa Cauduro Consultoria.
Este tipo de laje deve ter concreto com, no mínimo, 25 MPa de resistência e é indicado para vãos grandes, entre 5 m e 15 m de distância entre os pilares. Os cabos devem ser posicionados na laje a ser concretada, conforme o projeto. Depois de lançar o concreto, a protensão dos cabos é feita com um macaco hidráulico após três ou quatro dias. A seguir, conheça uma planta de laje nervurada protendida de um edifício comercial.
Reportagem: Romário Ferreira
Edição 46 - Abril/2011
A Laje Protendida visa facilitar a execução e diminuir o prazo e a utilização de mão de obra tradicional e artesanal A protensão do concreto é realizada por meio de cordoalhas engraxadas que associadas a armadura da laje reduzem as tensões de tração, criando um elemento estrutural plano com uma resistência tal que suprimi a utilização de vigas e reduzem a área de fôrmas. Os cabos de protensão são cortados de acordo com a especificação de projeto e possuem identificação própria ao serem entregues, facilitando a localização dos mesmos durante a montagem da laje. Abaixo podemos observar um quadro comparativo com as vantagens e desvantagens da laje protendida em a laje convencional:
Reportagem de Vitoria Partners em jul 26, 2012
Site www.vitoriapartners.com.br