estudante
1.Introdução
Na construção civil ou na arquitetura os vidro é um material que se tornou indispensável por ser funcional e esteticamente muito bonito. Referente a sua composição e fabricação o mais importante que precisamos saber é que: vidro é sílica fundida e resfriada , com mais alguns componentes para obtermos, cores e texturas diferentes. Nas últimas décadas a variedade de tipos de vidro disponível aumentou bastante, tanto que podemos dizer que tem um tipo de vidro para cada finalidade.
2.Tipos de vidros mais usados na construção civil
Vidro comum ou cristal : os espelhos e as janelas vendidas prontas geralmente vem com esse tipo de vidro. Ele é transparente e quebradiço.Quando ele quebra os pedaços são cortantes e pontiagudos.
Vidro temperado: É considerado vidro de segurança porque evita a ocorrência de acidentes graves.Em caso de quebra,seja qual for o ambiente,o vidro se fragmenta em pequenos pedaços de bordas pouco cortantes,minimizando o risco de ferimento profundo.O vidro temperado também possui maior resistência à flexão que os vidros comuns e pode suportar diferenças de temperaturas de até200°C.
Vidro laminado : O laminado é uma espécie de sanduíche de vidro. Entre duas lâminas de vidro do tipo cristal ou temperado (dependendo do uso que se irá fazer) há uma película de plástico, geralmente um material chamado polivinil butiral, ou PVB. Mas existem outros tipos de "recheio".
3.Envidraçamento
As chapas de vidros não podem sofrer tensões de dilatação, contração ou deformação do caixilho e suas bordas não devem ter contatos entre si. Elas não devem ter defeitos para que sua resistência não seja prejudicada.
O envidraçamento de balaustrada, parapeitos, sacadas e vidraças não verticais devem ser executados com vidros de segurança laminados ou aramados. Os de utilização de clarabóia ou telhados para iluminação de passagem ou locais de trabalho a vidraça deve ser protegida com telas