Estudante
DNA (ácido desoxirribonucléico) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento o funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.
RNA (ácido ribonucléico) é o responsável pela síntese de proteínas da célula.
O DNA se difere do RNA quanto: Tipo de cadeia - O DNA possui cadeia dupla e o RNA possui cadeia simples; Tipo de pentoses- O DNA é formado por desóxiriboses e O RNA é formado por riboses; Bases nitrogenadas: DNA - adenina(A) - guanina(G) - citosina(C) - timina(T) e o RNA - adenina(A) - guanina(G) - citosina(C) - Uracila(U).
O DNA permanece apenas no núcleo, controlando todas as atividades da célula através do RNA, que sai do núcleo, através de poros da carioteca, levando as informações do DNA (código genético) para a codificação das proteínas.
Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico).
Aminas heterocíclicas são substâncias mutagênicas e carcinogênicas e que são encontradas em carnes e peixes assados, na fumaça do cigarro, do escapamento dos automóveis, na cerveja e no vinho. Sua formação ocorre pela pirólise de certos aminoácidos, entre os quais triptofano, lisina, ácido glutâmico e fenilalanina, ou pela reação entre creatinina e os produtos da Reação de Maillard. Encontrada em alimentos ricos em proteína submetidos a altas temperaturas, sua formação aumenta com o aumento da temperatura e tempo de cozimento.
O ATP (Adenosina tri-fosfato) atua como elo no processo de transferência de energia. Ele armazena