estudante
Palmas
2014
COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DO AGREGADO GRAÚDO
(NBR 248/2003)
Relatório apresentado como requisito parcial da disciplina Tecnologia do concreto do curso de Engenharia Civil, ministrado pelo Professor Denis Parente.
Palmas-TO
Agosto/2014
INTRODUÇÃO
De acordo com Bauer “agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de particulas cobrindo extensa gama de tamanhos”. Os agregados seguem diversas classificações de acordo com a origem, dimensões da partícula e peso específico aparente. As dimensões da partícula podem ser classificados em agregado miúdo (areias - partículas que passam pela peneira 4,75mm) e graúdo (britas e pedregulhos - partículas que não passam pela peneira #4,75 mm e passam pela peneira #152 mm).
Os agregados são formados por uma gama de tamanhos chamada de graduação. Sabendo a massa de agregado de cada diâmetro presente em uma amostra tem-se então a distribuição granulométrica desse agregado.
NORMAS TÉCNICAS
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
• Balança com precisão de 0,1g:
• Série normal de peneiras com tampa e fundo;
• Algumas bacias de alumínio, pequena.
• Agregado graúdo
PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
Primeira mente foi recolhida duas porções de 400g de agregado miúdo em dois recipientes metálico no qual estavam em temperatura ambiente;
Pegou a primeira porção e colocou sobe as peneiras de série normal que as agitou manualmente cada uma.
Apos 60s de peneiramento de cada seção levou-se os resultados de cada material retido e os pesou utilizando aproximação de 0.1g;
Depois de concluído estes processo repetiu-os com a outra porção e executou os cálculos pertinentes.
CÁLCULOS
OBJETIVO
Este ensaio tem como objetivo