Estudante
O ferrato de potássio tem atraído interesse para aplicações na chamada "química verde", pois os produtos secundários (óxidos de ferro) de seu uso são inócuos ao meio ambiente. Em contraste, alguns oxidantes relacionados, tais como o cromato, são considerados nocivos ao meio ambiente. Porém, a maior dificuldade no uso do ferrato reside no fato de que tal composto é frequentemente muito reativo, possuindo facilidade de se decompor em água de acordo com a equação: a K2FeO4 + b H2O → c O2 + d Fe2O3 + e KOH.
Com base no exposto, classifique as alternativas abaixo em verdadeiras ou falsas:
V F
(A)
O estado de oxidação do ferro na estrutura do ferrato (K2FeO4) é +6.
V F
(B)
Os menores valores estequiométricos inteiros que substituem as letras da equação são, respectivamente, 4, 4, 3, 2 e 8.
V F
(C)
Na molécula de oxigênio, o estado de oxidação do oxigênio é igual a zero.
V F
(D)
O oxigênio da água sofre oxidação.
V F
(E)
O ferro sofre redução durante a degradação do ferrato pela água.
Um composto químico muito utilizado em escala industrial é o cloreto férrico, que quando dissolvido em água sofre hidrólise e libera calor. A solução castanha, ácida e corrosiva é utilizada como floculante no tratamento de esgoto e na purificação de água, bem como fresador para metais cuprosos em circuitos impressos.
Existem várias formas de obtenção do cloreto férrico. Uma delas é a reação do cloreto ferroso com o dicromato de potássio, em meio ácido, de acordo com a reação:
K2Cr2O7(aq) + FeCℓ2(aq)+ HCℓ(aq) → CrCℓ3(aq) + KCℓ(aq)+ FeCℓ3(aq) + H2O(ℓ) Com base na equação, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: Dados: K= 39 g/mol, Cr=52 g/mol, O=16 g/mol, Fe=56 g/mol, Cℓ=35,5 g/mol.