o poder da oração
ORAÇAO E SÚPLICA
ORAÇÃO
O sentido que temos de oração é de uma conversa, como Jesus afirmou: “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto.” Mateus 6:6. A oração é um momento quando estamos a sós com Deus, onde podemos nos relacionar com Ele, Adorando-O, louvando-O, fazendo intercessões , e também compartilhando nossas preocupações e anseios de alma. A oração pode ser de forma calma. A oração é uma conversa de amigos.
SÚPLICA (Pedido feito com humildade)
A ideia de súplica é algo mais forte. É uma oração insistente. Na súplica rogamos, imploraramos ou pode haver até pequenos gemidos. Suplica é tentar alcançar algo que está além do nosso alcance. É assim que, em certos momentos precisamos entrar na presença do Pai. Sabemos, no entanto, que o mérito não está em nós mesmos, mas no clamor do coração e, acima de tudo na vontade de Deus.
Diz a Bíblia que Ana, diante de Deus orava baixinho, ao ponto do sacerdote a confundir com uma embriagada, mas no coração clamava ao Deus Pai com a força de quem já não podia, mas acreditava nAquele que é capaz de realizar o impossível. Ver I Samuel capítulo 1
Devemos aproveitar as duas maneiras apresentadas para confessarmos os pecados, intercedermos por alguém, e para clamarmos as misericórdias do Senhor na nossa vida.
EXEMPLO DE UMA ORAÇÃO COM HUMILDADE A parábola do fariseu e do publicano
9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo