estudante
A estratégia de posicionamento e diferenciação da empresa deve mudar, uma vez que o produto, o mercado e os concorrentes mudam ao longo do ciclo de vida do produto. Quando um produto é lançado, a empresa espera que sua vida útil seja longa e produtiva. Contudo, a empresa sabe que o produto não venderá para sempre.
O ciclo de vida de um produto deve levar em consideração alguns aspectos como: mercadológicos, da produção e de conservação do meio ambiente. Deve primar desde a pesquisa de mercado até o descarte (reutilização ou reciclagem) do produto, usar matérias renováveis e recicláveis, bem como a utilização de processos de produção de baixo impacto ambiental e mínimo desperdício.
Com relação ao ciclo de vida de um produto é importante saber que eles possuem algumas características básicas como:
Vida limitada
Estágios diferentes
Lucros diferentes de acordo com cada fase
Necessidade de diferentes estratégias
Quando um produto esta preste a ser lançado no mercado, ele inicia um ciclo de vida que envolve quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio
Introdução: período de baixo crescimento nas vendas, uma vez que o produtoestá sendo introduzido no mercado. Não há lucros neste estágio devido às pesadas despesas.
Crescimento: período de rápida aceitação do mercado e melhoria substancial dos lucros.
Maturidade: período de baixa no crescimento das vendas, porque o produto jáalcançou a aceitação da maioria dos compradores potenciais. Os lucros se estabilizam ou declinam em face do aumento da concorrência.
Declínio: período em que as vendas mostram uma queda vertiginosa e os lucros desaparecem.
Além do esgotamento dos recursos naturais, cada vez mais a sociedade se preocupa com os impactos sócio-ambientais dos produtos. Acabou-se o tempo quando se produzia de qualquer forma, e a responsabilidade do fabricante ou fornecedor acabava com venda do produto, ou seja, o destino final do produto é de responsabilidade