Estudante
Pelo que me diz respeito, não me cabe o mérito de ter descoberto a existência das calsses na sociedade moderna, nem luta entre elas . O manifesto comunista inicia-se coma afirmativa de que as classes sociais sempre se enfrentaram e mantiveram uma luta constante, velada uma vezes e ne outras francas e abertas; luta que determinou sempre com a transformação revolucionaria de toda a sociedade pelo colapso das classes em luta.
Portanto a historia das sociedades cuja estrutura produtiva baseia-se na apropriação privada dos meios de produção pode ser descrita como a historia das lutas de classe. Dado as classes dominantes sustentam-se na exploração do trabalho daqueles que não são proprietários nem possuidores dos meios de produção assim como em diversas formas de opressão social, politica, intelectual, religiosa etc.
Para o materialismo histórico a luta de classes se se relaciona diretamente á mudança social, a superação dialética das contradições existentes. E por meio da luta de classes que a principais transformações estruturais são impulsionadas , por isso ela e dita “o motor da historia”. A classe explorada constitui-se assim no mais potente agente de mudança .
Classes para si, classes que se organizam politicamente para a defesa consciente de seus interesses, cuja a identidade é constituída também no ponto de vida subjetivo. Economia capitalista
.Foco de Marx era o capital sua obra madura e a sociedade capitalista, a forma de organização social mais desenvolvida e mais variada de todas já existentes, compreende-se também, outras formações socioeconômicas anteriores e desaparecidas como sociedades primitivas, as escravistas, as asiáticas e feudais.
.Mercadoria forma assumida pelos produtos e pela própria força de trabalho executado com um grau médio de habilidades e intensidade em condições normais relativas ao meio social dado.
. O sistema capitalista e aquele no qual se aboliu a maneira mais completa possível a produção com